domingo, 29 de março de 2009

SUCESSO NA II SERENATA AO FADO


Mais uma vez, no passado sábado, dia 28 de Março, o Theatro Circo de Braga foi pequeno para receber tantos aficionados do fado. Durante quase 4 horas, ninguém arredou pé para ver alguns dos melhores intérpretes da Canção Coimbrã.

A cidade de Braga mereceu um espectáculo desta qualidade. Os bracarenses aceitaram o convite e honraram os 80 artistas com o respeito e admiração pela Canção Coimbrã.

O espectáculo foi bastante diversificado nas várias vertentes deste estilo musical e superiormente apresentado por Sansão Coelho, jornalista e locutor de rádio da RDP... é uma autêntica "enciclopédia" da Canção Coimbrã.

O espectáculo teve início com o Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Custódio Montes e Dr. Gomes Alves, acompanhados pelos instrumentistas do Grupo de Fados e Serenatas da Uni. Minho. O Grupo de Fados da Associação dos Antigos Estudantes da Univ. Coimbra em Braga esteve também presente, interpretando alguns temas clássicos da Canção Coimbra.

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Uni. Coimbra não desiludiu e à semelhança do ano passado impressionou com o seu conjunto de vozes perfeitamente coordenadas. Aproveitou esta ocasião para atribuir o título de sócio honorário a Luis Goes, pelo seu contributo ao Fado de Coimbra.

O Grupo Serenata de Coimbra veio mais uma vez de Lisboa, para abrilhantar a noite com alguns temas que marcaram a história da Canção Coimbrã.

O Prof. Doutor Jorge Tuna, acompanhado por Durval Moreirinhas "deu uma lição" de mestria à guitarra portuguesa, interpretando 3 temas da sua autoria.

O antigo presidente da Assembleia da República: António Almeida Santos, esteve também presente e interpretou dois temas, recordando seus tempos de estudante e compositor musical.

Os anfitriões do espectáculo, o Grupo de Fados e Serenatas da Univ. Minho, encerraram a noite, com uma actuação sóbria e de uma qualidade sólida. De ano para ano, este Grupo apresenta notórias evoluções, sendo o seu objectivo tornar-se uma referência nacional na Canção Coimbrã.

Uma palavra sincera de agradecimento a todos as entidades que apoiaram a organização do espectáculo e a toda a equipa técnica do Theatro Circo que com paciência e profissionalismo esteve à altura da qualidade do espectáculo.

Para o próximo ano, os organizadores esperam poder contar novamente com o apoio de todos e voltar a proporcionar uma noite mágica aos bracarenses.

Até breve.

6 comentários:

marcassita disse...

Tive pena de ficar sem perceber em que dia tinha sido a Vossa Festa de Aniversário! Mas deixei uma prendinha na sala onde ensaiam... É apenas uma simbólica materialização do reconhecimento pelo Vosso trabalho! Não sei se receberam e se gostaram mas dá para trocar... Tem um bilhetinho dentro que dá para trocar porque a ideia é ser do Vosso agrado!!! São sete anos e sete elementos... as chávenas são oito; uma para cada um e para o amigo que vem sempre também... quando se canta Coimbra!!! “Traz um amigo, também”. Muitos parabéns ao grupo e muito obrigada pelo espectáculo de sábado (28 Março 2009)... Continuem! E não se esqueçam de divulgar os sítios onde actuam! Bem hajam, fadinhos!!!

CLUBE AFICIONADOS DO FADO disse...

Queremos deixar os nossos agradecimentos especiais a Marcassita, porque até à data, nunca tivemos um gesto tão bonito no nosso dia de anos (23 de Fev). Na realidade ainda não fizemos a festa de aniversário, mas quando a fizermos anunciaremos e fazemos questão contar com a sua presença como convite especial.

Osório disse...

Queria congratular e dar os parabéns ao Dr.Jamie Leite pela brilhante festa promovida no Theatro Circo..

Um muito obrigado de todos os bracarenses que assistiram à grande festa da música coimbrã

CLUBE AFICIONADOS DO FADO disse...

Ao Sr. Osório: Os organizadores do espectáculo foram Fernando Faria, Jorge Pinto, Jaime Leite, Miguel Rêgo, Pedro Paredes, Sergio Lucas e Vitor Barreto, todos elementos do Grupo de Fados e Serenatas da U.M.. Em nome do Grupo e sem destacar nenhum elemento individualmente, agradecemos as felicitações do Sr. Osório.

S. G. disse...

os meus parabéns a esta festa ao fado.

espero para o próximo ano voltar lá.

abraço

Osório disse...

Pelo desculpa pelo lapso mas apenas me referi ao grupo dos antigos estudantes da Uni.Coimbra de Braga e nessa qualidade ao Dr. Jaime Leite, sem o qual seguramente, não haveriam os grupos de Coimbra(grupo fados e serenatas e coro dos antigos orfeonistas) neste espectáculo.
E isto obviamente com todo o respeito dos demais elementos estudantes da Universidade do Minho que também tocam a música de Coimbra!

Um enorme bem haja